Brasileiríssimos: Os Esquilos

.
O esquilo é um mamífero roedor da família Sciuridae. No Brasil, o esquilo também é conhecido por serelepe, caxinguelê, caxinxe, catiaipé, quatimirim, quatipuru ou acutipuru. Nosso serelepe é um mamífero pequeno, esguio e muito, muito ágil. Ao contrário de seus parentes norte-americanos e europeus, porém, os esquilos tropicais são ‘tímidos’ diante do homem e raramente passeiam em áreas tão movimentadas como o Central Park de Nova York ou o quintal das casas. No Brasil, eles vivem em áreas de floresta da Amazônia e remanescentes da Mata Atlântica e, felizmente, não estão ameaçados de extinção.
(Para saber mais: http://www.biodiversityreporting.org/)
.

15 Respostas

  1. Aaaai, que liiindo! Vi um desses aqui no Amazonas esses dias. Só q era quase domesticado, coitado!

  2. Olá, gostaria de te convidar para partipar de uma rede de troca de conteúdo, para mais detalhes me manda um email ok. Abraços. Matos

  3. Ele muito fofo! por duas vezes os vi no ramal Pau Rosa aos 21 km de Manaus, vim pesquisar na net, pois pensava que não tinha esquilos no Amazonas e queria saber que bichinho era esse realamente.

  4. Vi um destes hoje pela manhã… Moro no Oeste Catarinense, em Joaçaba SC, no centro… Mas há um morro com uma mata bem nativa próximo à minha casa. Acredito que ele tenha vindo de lá. É lindo!!!

  5. O caxingelê (esquilo) do Amazonas é um bichinho arisco, que prefere o sossego da floresta densa, mas pode ser visto, para quem tem sorte, no campus da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), localizado numa das maiores florestas urbanas do mundo. Ali também se encontra o sauim de coleira, muito simpático, com sua carinha preta, pelagem marrom e um colar branco em volta do pescoço. Exemplares dessas espécies costumam cruzar as pistas do campus. Portanto, é preciso muito cuidado ao dirigir veículos neste imenso espaço verde de Manaus.

  6. Galera em Riviera de São Lounreço, em Bertioga ta cheio deles….muito legal. Lá eles aparecem cedinho, e se colocar frutas,em especial banana, eles descem das arvores rapinho p/ comer…abç a todos

  7. Moro no Tarumã em Manaus….teu um esquilo que mora do lado da minha casa…em uma árvore miiuto alta…todos os dias vem se alimentar proximo a área de serviço,acompanho ele e seus filhotes no
    http://aguabrancaonline.blogspot.com/
    São muito rápidos e não se importam em dividir as árvores onde se alimentam com outros animais como macacos, pica-paus e varios outros.
    Consegui filmar o esquilo comendo semente de Inajá ao lado de um pica-pau de cabeça vermelha…..muito legal…e quando os macacos chegam ele corre para mesma árvore deles….com certeza com uma rapidez dessa não tem do que temer.

  8. Moro no Tarumã em Manaus….teu um esquilo que mora do lado da minha casa…em uma árvore miiuto alta…todos os dias vem se alimentar proximo a área de serviço,acompanho ele e seus filhotes no
    http://aguabrancaonline.blogspot.com/
    São muito rápidos e não se importam em dividir as árvores onde se alimentam com outros animais como macacos, pica-paus e varios outros.
    Consegui filmar o esquilo comendo semente de Inajá ao lado de um pica-pau de cabeça vermelha…..muito legal…e quando os macacos chegam ele corre para mesma árvore deles….com certeza com uma rapidez dessa não tem do que temer.

  9. Ontem dia do trabalhador presenciamos um enquanto estávamos no condomínio Eliza Miranda aqui em Manaus que faz fundo para a mata da UFAM, todos achavam que era um sauim e alguns até me disseram que não existia esquilos no Amazonas, porém ficamos muito surpresos ao ver que realmente era um esquilo.

  10. Eu moro no Acre em Epitaciolândia,e já vi um esquilo no quintal da minha casa em uma árvore quando me aproximei para tentar fotógrafa-lo ele fugi-o rapidamente,ele era lindo de cor avermelhada e apareceu duas vezes no meu quintal,num pé de ingá…

  11. Eu moro em blumenau, SC e vi um ontem, Fiquei surpresa e feliz de ve-lo, espero que ele volte.

  12. Estou morando em Castro/PR e tive a sorte de ver um esquilo também, muito lindo mas não pude fotografa-lo

  13. Vi um ontem tbm, no sitio dos meus pais, na estrada de autazes, Amazonas.Muito rápido e saltou de uma castanheira para outra, depois desceu tão rápido e saiu correndo para a mata.
    Tinha o rabo laranja.

  14. Fui pescar ontem em Santo Antônio do Leverger, 30 quilômetros de Cuiabá, e vi dos esquilos na tela beira do rio. Eu que tenho 40 anos e sou daqui, não sabia que tinha esquilos nativos. Muito lindos.

  15. Vi vários destes lindos bichinhos no museu do Inhotim em Belo Horizonte.

Deixe um comentário