E Agualusa não entendeu nada…

(Mas é claro, ele fala português!)

Programa “Sempre um Papo”

[Pergunta do jornalista Afonso Borges]
José, nesse contexto, a gente, o escritor brasileiro, se sente aprisionado, de uma certa forma aprisionado, ao escrever em português, mas nós vivemos esta realidade aqui no Brasil. Queria sua opinião, seu depoimento, sobre escrever em língua portuguesa mas em outro contexto, por exemplo, os livros publicados na Europa, qual é a sua reflexão sobre os outros países as outras línguas?

[Resposta de Agualusa]
Você disse-me uma coisa que até me deixou um pouco assustado, nunca ouvi tal coisa. Eu nunca me senti prisioneiro dentro da língua portuguesa, muito pelo contrário. Eu sinto-me incomodado quando tenho que falar inglês, é como se vestisse um casaco, um terno, uma coisa que me prenda os movimentos. Eu sinto-me aprisionado em uma outra língua, na língua portuguesa realmente não sinto.
.

Vi esse vídeo e fiz uma transcrição mais ou menos da parte que achei interessante. Podem perceber que ele fala diferente mas de uma forma compreensível, vejam também que ele não entende nosso “aprisionamento” ao português. Ele não enxerga o abismo que separa o português escrito da língua brasileira.

[por Juliana S.]

Uma resposta

  1. O estranho é que ele fala: “pAIssimista” em vez de “pEssimista”

    Eu tbm já percebi que os luso-africanos não pronunciam o r final como nós fazemos, ex:

    marrr – eles dizem maRE
    dorrr – doRE
    andarrr – andaRE

    É tão diferente.

    Ele não enxerga nosso abismo, no mínimo deve pensar que falamos um português deturpado, como todos os luso-africanos dizem (na tentativa de diminuir nosso vernáculo).

    Comentário originalmente feito aqui:
    https://brasiliano.wordpress.com/2008/08/08/a-realidade-sociolinguistica-do-pais-e-a-formacao-do-portugues-brasileiro/

Deixe um comentário

