Brasil tem 6 universidades entre as melhores do mundo

USP é a melhor do país; ranking é elaborado pela Shanghai Jiao Tong University. Unicamp, UFMG, UFRJ, Unesp e UFRGS também aparecem na lista.

Do G1, em São Paulo

A Universidade de São Paulo (USP) figura entre as 150 melhores instituições de ensino superior do mundo, de acordo com o ranking internacional elaborado pela Shanghai Jiao Tong University. Ao todo, seis universidades brasileiras foram incluídas na lista das mais bem conceituadas universidades.

Veja aqui o ranking completo

De acordo com a tabela divulgada pelo ranking chinês, a USP se encontra entre as 101 e 151 posições da lista – não há divulgação exata do rendimento da universidade. Mas a Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP estimou que a instituição tenha passado do 128º lugar para o 121º, de 2007 para 2008.

Segundo a assessoria de imprensa da USP, pelas estimativas, a Universidade Nacional Autônoma do México (Unam) aparece na 164ª posição, a Universidade de Buenos Aires (UBA) em 175º lugar e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em 286º.

De acordo com o ranking, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ficou cotada entre as 201 e 301 melhores instituições do mundo. Em seguida aparecem a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), entre as 301 e 403 melhores.

Também figuram nas top 500 a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na última centena das instituições elencadas. A federal do Rio Grande do Sul era a única que não fazia parte da lista no ano passado.

Na mesma avaliação, a USP ainda figura entre as universidades top 100 na área de medicina clínica e farmácia, no qual foi classificada na 90ª posição.

Os Estados Unidos são os campeões do ranking, ocupando a primeira posição, com a Universidade de Harvard, Stanford e Berkeley. Em quarto lugar aparece a primeira instituição européia: a britânica Cambridge.

Metodologia

O ranking da Shanghai Jiao Tong University é considerado atualmente um dos mais importantes na área acadêmica. A pesquisa analisou 12 mil instituições acadêmicas no mundo.

A lista final leva em conta indicadores da performance acadêmica, incluindo o corpo discente e a equipe de professores. São considerados também os estudos e docentes que receberam prêmio Nobel e medalhas em seu campo de atuação. Somam pontos os pesquisadores citados em seu meio e com publicações em revistas científicas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: