Brasileiro lê mais livros por ano

.
Há oito anos, a média da população lia dois livros por ano.
Hoje, a marca dobrou: segundo pesquisa, a média é de quatro obras.

Do G1, com informações do Jornal Nacional

Tão saborosas quanto as iguarias que Jaime serve como garçom são as viagens que ele faz quando vira leitor. “Entro no livro, gosto dessa parte de historia, é muito legal e você esquece do mundo, não quer parar de ler”, conta Jaime.

O rapaz é um batalhador, mora na periferia e tira tudo o que pode dos livros. “Aprendi básico em inglês, espanhol, pego livro em inglês e fico treinando”, diz. No restaurante, ele vai multiplicando o gosto pela leitura.

Já Nicole é uma devoradora de livros: em cinco meses, leu 80 obras. Foi assim, ganhou uma competição na escola e tomou gosto. “Você viaja para outro lugar, com outras pessoas, parece até que eles existem”.

O prazer pela leitura quase sempre começa na infância e hoje cativa 50 milhões de brasileiros, segundo a pesquisa “Retratos da leitura”, feita pelo Ibope.

A pesquisa ouviu pessoas a partir dos cinco anos de idade e mostra que, além desses apaixonados, o número de leitores vem crescendo devagar: 55% da população entrevistada afirmou ter lido ao menos um livro nos últimos três meses.

Jovem lê mais
“As faixas mais jovens lêem mais do que as mais velhas, a influência da escola é importante na formação do leitor. A mãe também tem papel fundamental para formar leitores”, afirmou Jorge Yunes, presidente do Instituto Pro-livro.

Nos últimos oito anos, o índice de leitura dobrou, passou de menos de dois livros por brasileiro ao ano e já está chegando aos quatro. Nicole compartilha com a tia a histórias que descobre. “Ele fala da morte dele, o Brás Cubas. Fala da infância, uma mulher que ele gosta”, diz a menina.

A criança faz uma recomendação para quem ainda não descobriu essa magia. “Para darem uma chance aos livros porque eles são importantíssimos. Vocês não sabem o que estão perdendo”, alerta.

Leia aqui a matéria original:
Anúncios

2 Respostas

  1. Mesmo com o viés de alta, 50 milhões de leitores “apaixonados” ainda é pouco em rela~]ao à população total. O animador pra mim foram esses 55% que afirmaram ter lido pelo menos um livro nos últimos três meses.

  2. Complementando…

    Retratos da Leitura do Brasil
    Resultado de pesquisa constata que brasileiro lê cerca de 4,7 livros ao ano

    A pesquisa constatou que, 95 milhões de pessoas, ou seja, 55% da população são leitores, enquanto 77 milhões, 45% dos entrevistados, foram classificados como não-leitores.

    A pesquisa apontou também que o brasileiro lê, em média, 4,7 livros por ano. Em algumas regiões o número é ainda maior, como é o caso do Sul, onde foi apurado que são lidos 5,5 livros por habitante ao ano. No Sudeste o número foi de 4,9, no Centro-Oeste 4,5, no Nordeste 4,2 e no Norte 3,9. A pesquisa confirmou também que as mulheres lêem mais que os homens, 5,3 contra 4,1 livros por ano.

    http://www.cultura.gov.br/site/2008/05/28/pesquisa-retratos-da-leitura-no-brasil/

    Uma pessoa me passou estes dados e eu resolvi postá-los aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: