A origem dos sons /tch/ e /dch/ no Brasil

[Pergunta] Quais são as hipotéticas origens da utilização dos sons /tch/ e /dch/ em frases que contenham “te”, “ti”, ou “de”, “di”, no português falado no Brasil?
Como surgiu esta alteração fonética tão radical do português de Portugal?

Pedro Teles :: :: Paris, França

[Resposta] Há uma hipótese a respeito desta característica do Português do Brasil. Essa hipótese diz que, na verdade, o Português médio – levado para o Brasil pelos descobridores portugueses – tinha essa característica, ou seja, tinha a palatalização de algumas consoantes devido à presença do i, uma vogal palatal. Esse fenômeno, aliás, só ocorre quando uma consoante oclusiva coronal (/t/ ou /d/) é seguida de i. Dia passa a “djia”, tia passa a “tchia”, e por aí fora… uma consoante oclusiva passa a consoante africada, para melhor explicar…
Esta podia ser uma característica do Português médio que se foi perdendo no Português europeu, mantendo-se no Português do Brasil. Porém, não havendo instrumentos capazes de gravar o som naquela época, esta explicação mantém-se no campo das hipóteses.
O que é fato é que este fenômeno (a palatalização consonântica pela proximidade do i) é muito freqüente na variação lingüística diacrônica e sincrônica.

Susana Correia[Ciberdúvidas]
http://ciberduvidas.sapo.pt/pergunta.php?id=12593

Anúncios

2 Respostas

  1. O galego (a mesma lingua que o Brasileiro) é mais parecido do que o Português …

  2. Sou inglês, estudei português, conheço Portugal e Brasil. Um dos muitos pontos de interesse na sua língua, para mim, é a história da diferença nas maneiras de pronúnciar a letra ‘r’ – em Portugal e Brasil. Quando e como ocorre essa notável diferença? Alguém pode explicar para mim?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: