Revista: Arte brasileira está ‘rumo à vanguarda mundial’, diz ‘Der Spiegel’

Marcelo Crescenti
De Frankfurt para a BBC Brasil

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Metaesquema, guache de Oiticica, está em exposição no MoMA de NY

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Em sua edição online, a renomada revista alemã Der Spiegel diz que a arte brasileira está conquistando os mercados internacionais.

O artigo afirma que principalmente a arte produzida em São Paulo está sendo descoberta por colecionadores europeus e americanos e cita o sucesso da feira SP Arte como prova desse interesse.

O texto com a manchete “Arte do Brasil rumo à vanguarda mundial” chega a dizer que o bairro da Barra Funda poderá ser o novo “Chelsea” brasileiro, em uma referência ao bairro nova-iorquino que abriga muitas galerias. “Depois de ter sido subestimada por muito tempo, a arte brasileira está sendo finalmente descoberta”, afirma o artigo. Os jornalistas Nicoele Buesing e Heiko Klaas dizem que cada vez mais pinturas e instalações de artistas brasileiros são compradas por galerias e museus na Europa e nos Estados Unidos. Segundo eles, o Museu de Arte Moderna de Nova York (MOMA), o Centro de Arte Rainha Sofia em Madri e o museu Tate de Londres estão entre os compradores mais ávidos. Tanto obras contemporâneas como clássicos do passado estão em alta demanda no mercado internacional, diz o texto, que cita artistas como Alfredo Volpi, Lyigia Clark, Helio Oiticica e Mira Schendel. “Os preços das obras alcançam facilmente a casa dos US$ 100 mil, que são pagos até mesmo por pequenas pinturas a guache”, diz a Spiegel.

Milagre paulista

O meio artístico paulistano está passando por uma fase de muita euforia e sucesso, afirma a Spiegel, que chama o fato de “o milagre de São Paulo”.

O artigo aponta para o fato de que o número de galerias tem crescido na cidade, e que a feira Arte SP se tornou em poucos anos um evento de peso no cenário artístico nacional com cerca de onze mil visitantes. Os autores citam a dona da Galeria Vermelho, Eliana Finkelstein, que diz que recebe a visita de “muitos curadores europeus e americanos”. A revista Der Spiegel é a mais lida da Alemanha com mais de 1 milhão de exemplares, e o Spiegel Online é o portal de notícias mais popular do país.


Gisele Bündchen é a modelo mais bem paga do mundo, diz ‘Forbes’

Reuters

NOVA YORK – Gisele Bündchen é a supermodelo mais bem paga do mundo e recebeu estimados 35 milhões de dólares no último ano, revelou um ranking divulgado na quarta-feira. A top faturou mais que o dobro dos estimados 14 milhões de dólares recebidos pela segunda colocada no ranking da Forbes.com, Heidi Klum. Em seguida vieram Kate Moss, com 7,5 milhões de dólares, Adriana Lima, com 7 milhões, e Doutzen Kroes, com 6 milhões. A Forbes.com disse que, embora o lucrativo contrato de Gisele Bundchen com a Victoria’s Secret tenha terminado no ano passado, a top brasileira ainda dá conta de 20 outros “jobs” como modelo.

“A top model de 27 anos continua a fechar contratos novos, especialmente com a Pantene e com uma gigante dos cosméticos ainda não identificada. Seu rosto embeleza anúncios da Disney, da Nivea, da maquiagem para olhos da Vogue e da grife de luxo britânica Aquascutum”, disse a Forbes.com. “Sua linha de sandálias da Grendene, Ipanema by Gisele, lhe garante cerca de 6 milhões de dólares anuais. E o namoro com o jogador de futebol americano Tom Brady, dos New England Patriots, conserva seu nome nos tablóides”, acrescentou. O site disse que, embora Heidi Klum ainda seja modelo da Victoria’s Secret, a mãe de três filhos é hoje em dia “mais uma magnata da mídia e do varejo” que trabalha como apresentadora do “Project Runway”, nos EUA, e “Germany’s Next Top Model” e cuida de suas linhas de jóias, jeans e produtos para a pele. Kate Moss, apesar de ter perdido algumas campanhas importantes no ano passado depois de envolver-se num escândalo de drogas, ainda é uma das modelos mais bem pagas do mundo. As 15 modelos do ranking foram classificadas principalmente por seus ganhos estimados no último ano, disse a Forbes.com. Quando necessário, foram levados em conta fatores como prestígio e relevância das campanhas, capas de revistas de moda e as opiniões de profissionais da indústria da moda.

As outras brasileiras da lista são:

4º – Adriana Lima

11º – Isabeli Fontana

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