Vou ‘no’ médico? Certo ou Errado?

.

===>Mas é só ler os autores modernos e encarar a realidade: pode se ir em… Não é uma invenção recente, coloquial, mas é herança do latim.

.
===>Algumas observações: Em relação à Gramática Sincrônica ou Normativa, ou seja, a que analisa a língua em seu estado atual, vale a observação: por ser um verbo dinâmico, exige-se a preposição “a” e ponto final.

Agora, se virmos a questão com base em estudos de Gramática Diacrônica, a que analisa a evolução das línguas, teremos assunto para discutir. Veja-se o caso de um outro verbo de movimento: “ir”. O uso popular brasileiro consagrou a construção “ir em” (ir no cinema, ir no banheiro, ir no dentista, etc), enquanto o “correto” seria ir ao cinema, etc. Veja-se agora a origem das duas preposições: “em” (do latim in: no interior, dentro), “a” (do latim ad: junto a, ao lado, próximo). Então seria mais lógico, com base nessa origem, dizer que “vou no cinema”, pois irei “no” interior dele e não junto a ele. Da mesma forma, é preferível “ir no banheiro” a “ir ao banheiro”, pois aliviar as necessidades dentro do banheiro é muito mais higiênico do que aliviá-las fora:-)

Agora, só mais uma observação que me ocorreu nesse instante: por que o fato de acrescentar a preposição “em” diante de um verbo de movimento retiraria essa condição dele; quando uma pessoa chega no interior de algum lugar, não se pressupõe que tenha havido movimento? (De Paula)

.

===>Mas é só ler os autores modernos e encarar a realidade: pode se ir em… Não é uma invenção recente, coloquial, mas a herança do latim.

Em seu “Dicionário Prático de Regência Verbal”, Celso Luft faz esta observação: “No português brasileiro também ocorre ir em, sobretudo na fala, o que pode ser até sobrevivência da língua-mãe (latim in urbem ire)”. Em seguida, Luft dá estes exemplos: “Vou em casa”, “Foi no centro (no médico, no cinema etc.)”. [Pasquale Cipro] (WordReference: http://forum.wordreference.com/showthread.php?t=360124)

.

===> “Vou no cinema”

[Pergunta] Ouço frequentemente colegas brasileiros utilizarem expressões como: “Vou em casa” ou “vou no cinema”. Ou seja, parece-me que eles empregam “ir em”, em vez de “ir a”. É mesmo assim em português do Brasil ou trata-se de um erro?

[Resposta] Na língua latina, a preposição in seguida de acusativo corresponde a movimento para dentro. A preposição ‘in’ deu lugar à preposição em na língua portuguesa e daí que “eu vou no cinema” e “”u vou em casa” são expressões que estão de acordo com a história da língua portuguesa. A preposição latina ‘ad’ corresponde a movimento até um certo lugar. A preposição ‘ad’ deu lugar à preposição a na língua portuguesa. Por isso, quando dizemos “Vou a casa”, o interlocutor compreende que não nos demoramos, porque vamos permanecer apenas algum tempo. Mais especificamente: “Vou ao cinema” – corresponde a “Vou até à sala de cinema”; “Vou no cinema” – corresponde a “Vou para dentro da sala de cinema”. A. Tavares Louro (Ciberduvidas: http://ciberduvidas.sapo.pt/pergunta.php?id=15632)

4 Respostas

  1. Eu falo IR EM na boa. É supernormal.

  2. Ex: Fui no consultorio medico ou Fui ao consultorio.
    Bom, eu entendi que entrei no consultorio e nao fui proximo.

  3. Eu vou a um lugar! Ir ao cinema não implica o ato em si de imediato mas o fato de ir até à sala de cinema para assistir ao filme. Vou ao médico, vou de encontro a uma pessoa que me vai prestar um serviço que é a sua profissão, vou ao banheiro, quer dizer que me irei dirigir até às instalações, não serão necessários os pormenores seguintes. Ir em, quer dizer que vou naquilo que me leva, vou no meu carro. Eu janto em casa, mas vou jantar a casa. Se houver deslocação implica a reposição a, se me refiro ao local para onde vou fazer qualquer atividade, aí, será a preposição em. Eu vou ao cinema, mas vou estar no cinema logo terei o celular desligado.

  4. João está certo quanto a “ir ao”, mas troca “irei” por “vou”, errando o tempo do verbo.

Deixe um comentário

