Língua do Brasil

.
Especialista contesta que nossa língua é a portuguesa.

Sabe aquela história de que falamos português? Pois bem, segundo o lingüista Nicolau Leite, professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e mais conhecido pelo seu pseudônimo literário, Nic Tupan’an, aquilo não passa de nhenhenhém. Como nossa língua pode ser portuguesa se ela é formada por 30 000 vocábulos indígenas e mais de 3 000 palavras trazidas pelos escravos africanos do tronco banto (veja quadro abaixo)?, diz. Nhenhenhém, por exemplo, é uma palavra do nheengatu-tupi, a língua falada no Brasil até o século XVIII, quando Portugal proibiu sua utilização. Nheem designa o ato de falar, nhenhenhém é falatório inútil, sem sentido. Tupan’an, que quer dizer alma de trovão, acha que nosso idioma é mesmo o brasileiro e que é absurdo tentar unificar as línguas com normatizações. O português, no fundo, foi só a casa de fundação da nossa língua, que recebeu e continua recebendo influências de todos os lados, afirma.

Palavras do nheengatu-tupi, a língua geral que se falava no Brasil

Catingar:
Exalar mau cheiro. Caá é mato e ting, virgem. Caatinga é mata virgem. O verbo catingar surgiu porque as pessoas, quando entram nessas matas típicas do sertão nordestino (que já são malcheirosas), voltam suadas, cheirando mal. Não há nesses locais rios para tomar banho.

Capinar:
Devastar, cortar o mato. Vem da soma das palavras caá (mato) e pin (cortar). A palavra capim também tem sua origem aí e significava erva-daninha, ou mato que tem que ser cortado.

Niterói:
O nome dessa cidade tem sua origem da união entre inti (sem) e roi (frio) e significa lugar quente.

Catapora:
Tatá é fogo, pora é interno. Catapora, portanto, quer dizer fogo interno. Ou febre intensa, um dos sintomas da doença.

Palavras do banto, tronco lingüístico do sul da África

Baia:
Origina-se da palavra dibaia, que quer dizer tábua de madeira. Passou a designar aqueles cubículos de madeira onde ficam os cavalos e acabou denominando também os locais de trabalho cercados por barreiras baixas.

Jabaculê:
Vem da palavra bakula, que designava o pagamento, normalmente em alimentos, para as divindades. Daí os dois sentidos atuais: pagar propina e carne seca.

Babau:
Em português quer dizer acabou, terminou. Com a mesma grafia em kinbundu, uma língua banto, significava foi embora.

Bagunça:
Vem de bangunza, que significa revolta, insurreição.

Anúncios

2 Respostas

  1. Quando Portugal se libertou dos invasores (Romanos e Árabes) tratou de escolher uma língua, que já era falada em Porto Cale, e torná-la oficial com o nome de Português. Aqui, o Nheengatu que era a Língua Geral foi proibida e o Português foi imposto, por força de Lei. Para piorar a situação, quando os invasores partiram,denominaram nossa língua como Portuguesa.
    É claro que esse fato é bom para Portugal:pois, o Português figura como a 7ª língua mais falada no mundo. Contudo, se agíssemos como eles e denominássemos nossa língua de forma correta, então, a língua BRASILIANA figuraria como a 7ª mais
    falada no mundo. Pois, temos uma população de 191 milhões contra míseros 11 milhões de Portugal.

    Prof.Nicolau Tupan-An

  2. Olá Professor!
    Fiquei te conhecendo por intermédio de um livrinho “Devotos de Santa Sarah Kali” que ví em um cesto de uma livraria. Sou apaixonada pela cultura cigana, digo que sou cigana de alma, pois aprendí ler o baralho cigano sózinha.
    Admiro você por ter sangue cigano e uma cultura incrível, realmente é eclético. Gostei de você mais ainda por defender o Brasil, porque sinto orgulho em ser brasileira, e sou mesmo ufanista.
    Quanto ao seu comentário acima, eu não sabia de tudo isso, e se eu já implicava com os portugueses por vários motivos, inclusive históricos, agora então, quero ver meu vizinho bem longe. Obrigada pelas informações. Um ardente abraço de cigana!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: